De uma pequena ilha solitária, no Rio Paraná, conhecida por Ilha Solteira, se origina o nome da cidade de Ilha Solteira.
A cidade foi construída em razão do enorme contingente de mão-de-obra necessária à construção da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, do longo prazo para a execução das obras e da ausência de infraestrutura urbana de apoio, próximo ao local. Seu planejamento devia ser suficientemente flexível, para dimensionar todos os equipamentos necessários ao funcionamento da cidade em sua primeira etapa de “acampamento”, atendendo às necessidades básicas de uma população de 40.000 habitantes, e possibilitar sua expansão progressiva, de acordo com o desenvolvimento futuro da cidade.
No dia 15 de outubro de 1968, os primeiros trabalhadores que iriam construir a Usina Hidrelétrica, ocuparam suas casas no núcleo residencial construído de acordo com o planejamento que previa uma cidade cuja população ficasse em torno de 53.000 habitantes, residindo em cerca de 6.000 casas, além das instalações comunitárias. As obras de terraplanagem haviam sido iniciadas em 1966 e a construção do núcleo urbano em 1967, mas a cidade ainda um acampamento em construção, com máquinas trabalhando dia e noite, quando seus primeiros moradores chegaram.
Em março de 1970, no entanto, a cidade, contando com 20.568 habitantes, mudara totalmente de aspecto, com áreas urbanizadas, estabelecimentos comerciais e vários estabelecimentos de ensino com mais de 6.000 alunos matriculados, adquirindo o aspecto de uma cidade habitada. À medida que as casas continuavam a ser construídas em ritmo acelerado, o equipamento comum era ampliado, as ruas e calçadas recebiam acabamento, o asfalto e a iluminação chegavam e a cidade perdia por completo a semelhança com um grande canteiro de obras.
A cidade inteira obedece a uma estrutura urbanística derivada da necessidade de seguir um padrão arquitetônico único. A cidade de Ilha Solteira também atraiu pequenos comerciantes e trabalhadores de diversas áreas (professores, bancários, profissionais da saúde, entre outros) que viram oportunidade de crescimento e mudança de vida na jovem cidade.
Fonte: Câmara Municipal de Ilha Solteira – SP